segunda-feira, 23 de agosto de 2010


Fumaça prejudica a qualidade do ar nas cidades da região metropolita



A cortina de fumaça que chegou ao Estado no sábado, fechando o céu de cidades da região, mudou a qualidade do ar e pode causar efeitos no meio ambiente e na saúde da população. De acordo com levantamento realizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o Índice de Qualidade do Ar (IQAr) ontem mais do que dobrou, se comparado ao registrado no domingo passado. A fumaça deve seguir ainda até amanhã devido às correntes de vento.

Em uma escala de 0 a 400, o IQAr teve uma variação de 30 para 75, se aproximando à escala de situação inadequada. O tom acinzentado do céu é resultado da quantidade de focos de queimadas no Centro-Oeste e Norte do Brasil e ainda na Argentina, Bolívia e Paraguai.

Devido à interação entre as nuvens e o excesso de monóxido de carbono e outros gases na atmosfera, a MetSul Meteorologia não descarta a possibilidade de precipitação de fuligem e uma chuva escura, com a chegada da frente fria entre amanhã e quarta-feira.

O biólogo Jackson Müller explica que essa chuva pode afetar o solo e os rios, já que "lava" os materiais poluentes, como pó e a fuligem. Além disso, essa água não poderá ser reservada para o consumo. O médico pneumologista João Lunardi alerta para a incidência de doenças respiratórias devido à fumaça.
Fonte: http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-494,cd-278069.htm

sábado, 24 de abril de 2010

Aquecimento Global

AQUECIMENTO GLOBAL

Devido aos efeitos potenciais sobre a saúde humana, economia e meio ambiente o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupação. Algumas importantes mudanças ambientais tem sido observadas e foram ligadas ao aquecimento global. Os exemplos de evidências secundárias (diminuição da cobertura de gelo,aumento do nível do mar, mudanças dos padrões climáticos) são exemplos das consequências do aquecimento global que podem influenciar não somente as actividades humanas, mas também os ecossistemas.

O aumento da temperatura global permite que um ecossistema mude; algumas espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats (possibilidade de extinção) devido a mudanças nas condições enquanto outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas.

domingo, 18 de abril de 2010

Palestra: Gestão Ambiental - GM Gravatai





No dia 17/04/2010 as 09:00 tivemos uma palestra com Engenheira Audrey Wonghon referente a forma com que a GM destina seus residuos e as camapnhas ambientais gestiona por eles.



Visita Tecnica da ETE de Canoas/RS






No dia 17/04/2010 realizamos nossa primeira visita Técnica na ETE do município de Canoas a vim de verificarmos como funciona o tratamento do esgoto. Segue abaixo alguns tópicos da nossa visita, contribuição do colega Ronei Rommel:



A ETE de Canoas esta localizada no Bairro Fátima do município de Canoas e trata os esgoto domésticos de aproximadamente 15.000 habitantes (5% da população, a população estimada do município é de 300.000 habitantes).





A ETE foi construída para operar a 260L/s, mas atualmente esta tratando 60 L/s.